Campinas, Quarta-feira, 23 de Maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE
Ativistas e moradores de Paulínia querem pressionar empresa para descontaminar o local
Greenpeace protesta contra a Shell no Rio

DA FOLHA CAMPINAS

Cerca de 50 pessoas, entre ativistas do Greenpeace e moradores do bairro Recanto dos Pássaros, em Paulínia, realizaram ontem pela manhã uma manifestação em frente à sede da Shell Brasil, no Rio, para pressionar a multinacional a adotar medidas mais eficazes para a descontaminação da área.
O bairro foi contaminado por drins (pesticidas), conforme autodenúncia feita pela Shell ao Ministério Público de Paulínia (17 km de Campinas), em agosto de 1994.
Os manifestantes levaram 35 garrafões de água, retirados de poços supostamente contaminados, e dois barris de terra do local que simbolizavam a contaminação.
Ativistas do Greenpeace e os moradores formaram uma mesa de debates em frente à Shell.
Os manifestantes queriam discutir as diretrizes que estão sendo adotadas pela empresa para a descontaminação.
Eles foram recebidos pelo vice-presidente da Shell Brasil, Gilbert Landsberg. "Ele [Landsberg] não respondeu a duas questões básicas: a remoção das famílias do bairro para outra área e a utilização de tecnologias limpas para a descontaminação", disse a ambientalista do Greenpeace Karen Suassuna.
O vice-presidente da Shell informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que enviou uma carta ao Greenpeace esclarecendo todas as ações que estão sendo desenvolvidas pela empresa desde que foi constatada a contaminação.
Landsberg reafirmou que "a empresa vai fazer tudo o que estiver dentro de suas responsabilidades para alcançar a recuperação ambiental daquela área, tendo como prioridade o bem-estar dos moradores".

Propostas
Nem os moradores nem a ONG (organização não-governamental) concordam com as propostas de descontaminação apresentadas na última semana pela multinacional à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
A proposta da Shell sobre a recuperação ambiental está sendo analisada pela Cetesb.
O resultado da primeira parte do plano deverá ser anunciado hoje.


Texto Anterior: Polícia não sabia que alvo era membro do PCC
Próximo Texto: No escuro: Justiça recebe duas ações contra a CPFL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.