Campinas, Domingo, 28 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO
Envolvidos negam responsabilidades

free-lance para a Folha Campinas

O médico legista Fortunato Badan Palhares disse que alertou, no dia 13 de maio de 98, o diretor do DML da Unicamp, o foneticista Ricardo Molina Figueiredo, sobre o abandono das ossadas removidas do Cemitério de Perus.
As informações e críticas sobre a falta de conservação no local onde as ossadas foram colocadas estão em documento anexado por Palhares a um dossiê entregue em 22 de dezembro de 98 ao reitor da Unicamp, Hermano Tavares.
No documento, ele afirma que o local onde as ossadas estão apresenta "uma sujeira espantosa".
As ossadas, segundo Palhares, estão em "uma situação deplorável, irreconhecível e inadmissível".
Figueiredo, assim como a assistente social Cristina Von Zuben, da área de bioética do DML, afirmam que as ossadas estão da mesma forma que foram deixadas pelos legistas que trabalharam nas perícias.
Figueiredo disse que a data do documento é posterior à conclusão do relatório feito pela Comissão de Transferência das Ossadas de Perus, que é contrária à permanência de Badan no caso.
O médico legista Nelson Massini, ex-professor da Unicamp que acompanhou os primeiros meses das perícias, disse que pode ter havido falta de "metodologia científica adequada" dos legistas que trabalharam no caso.
Palhares afirma que a responsabilidade pelo abandono é de Figueiredo.
Segundo ele, as ossadas, antes separadas por grupos de estudos, estavam misturadas, inviabilizando todo o seu trabalho.
Palhares afirmou à Folha que não comenta mais o assunto, pois tudo o que tinha a dizer sobre o caso está no relatório.
O reitor disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que a Unicamp esgotou todas as possibilidades de identificar as ossadas.
A assessoria de imprensa da USP informou que, para a universidade receber as ossadas, é necessário pedido da Secretaria da Segurança.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.