Campinas, Segunda, 31 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estradas concedidas passam por avaliação em São Paulo

da Folha Ribeirão

As estradas paulistas concedidas à iniciativa privada serão avaliadas em um "provão" anual para saber quais são as melhores.
A experiência já começou a ser testada pela Secretaria de Estado dos Transportes, por meio das recém-criadas CAFs (Comissão de Acompanhamento e Fiscalização).
Já foram avaliados os trechos concedidos à AutoBAn (Campinas), Vioeste (Sorocaba) e Ecovias (Baixada Santista), mas os resultados ainda não foram divulgados.
Uma comissão formada por deputados, integrantes da sociedade civil e representantes do governo dá notas, de um a cinco, para quesitos como segurança para os motoristas e manutenção das vias nas áreas inspecionadas.
A média das notas obtidas pela concessionária irá compor um ranking estadual, a exemplo do que o Ministério da Educação faz com as universidades.
Os integrantes das CAFs, que serão substituídos a cada dois anos, terão como missão inspecionar o cumprimento do contrato no mínimo duas e no máximo quatro vezes no mesmo ano.
No futuro, essas subcomissões serão transformadas em órgãos consultivos de uma agência estadual das estradas, que ainda não tem designação oficial.
"Esperamos que as empresas tenham nota cinco em pelo menos 80% dos itens", disse Zilla Patrícia Bendt, coordenadora de Comunicação da Comissão de Concessão.
Dos nove lotes de estradas que já foram concedidos, apenas dois ainda não têm CAF montada -Autovias (Batatais) e Renovias (São João da Boa Vista).
Segundo a Comissão de Concessões, todos os setores estarão cobertos em um mês.
A partir de outubro, a comissão também vai implantar uma ouvidoria -com uma linha 0800- e nomear um ombudsman para atender reclamações. (AS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.