São Paulo, Sexta-feira, 01 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descoberta iguala homem ao ancestral

especial para a Folha

Para Tim White, os achados não permitem concluir que havia "brutalidade" entre aqueles antepassados dos humanos, até mesmo porque estes também têm culpa no cartório: "Isso (só) mostra que, sob certas circunstâncias, tanto neandertais quanto homens são (foram) canibais".
"Não sei se a evidência de canibalismo entre neandertais pode ser vista como evidência de brutalidade. Afinal, estaríamos aplicando um termo humano a uma situação não necessariamente de humanidade", diz Walter Neves, da USP. "Talvez seja "cruel" da nossa parte estender conceitos absolutamente humanos àquilo que poderia ser, na melhor das vezes, uma pré-humanidade."
Já Fred Smith disse à "Science" que vê na descoberta um indício da humanidade dos neandertais. Encontrar canibalismo nalguns sítios e sepultamento ritual noutros seria indicativo de variação cultural, portanto de complexidade.
Algo semelhante afirmou à revista Juan Luis Arsuaga, que escavou em Atapuerca: "Para mim, isso é paradoxalmente um comportamento muito humano, que indica uma mente humana. O canibalismo é muito velho na evolução humana".


Texto Anterior: Ciência: Gruta fornece prova de canibalismo neandertal
Próximo Texto: FHC libera verba para estação orbital
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.