UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agência localiza restos dos 7 mortos

DA REDAÇÃO

Destroços do Columbia deixaram uma rastro de mais de 300 quilômetros, que se estende do leste do Estado do Texas ao oeste da Louisiana. A Nasa anunciou que foram encontrados restos de todos os setes tripulantes, que se encontram em fase de identificação. Entre eles há partes carbonizadas de um torso, ossos e dedos, um deles com um anel.
"Estamos tratando esses restos com o máximo respeito e cuidado, como merecem", disse Bob Cabana, diretor operacional de tripulação. "Estamos honrando nossos companheiros de tripulação e tomando conta deles."
Partículas da aeronave e pedaços maiores, de até um metro de comprimento, foram encontrados por moradores e pelas equipes de resgate em mais de mil lugares. Haviam sido localizados também um capacete e restos de um traje espacial. As buscas se concentram nos arredores do condado de Nacogdoches, Texas.
Em Hemphill, perto da divisa com a Louisiana, foram sido encontrados, na estrada de uma propriedade rural, restos de um torso carbonizado, além de partes de um fêmur e de um crânio.
Em Sant Augustine, foram encontrados membros carbonizados e dedos -um dos quais com um anel. Também naquela cidade, um morador encontrou um flâmula da missão com os nomes dos sete astronautas mortos.
Em uma fazenda do condado de Sabine, dois garotos encontraram uma perna carbonizada.
Até ontem, cerca de 70 pessoas que haviam tocado em destroços da nave passaram pelo hospital de Nacogdoches, a mais antiga cidade do Texas. Apesar do temor de contaminação, não havia nenhum caso confirmado.
Para vasculhar a vasta área em que se espalharam os destroços, policiais estão utilizado todos os tipos de veículos e até cavalos. Destroços foram rastreados em uma área de quase 2.000 kmē.
Depois que uma peça é localizada, ela não pode ser imediatamente recolhida. Por determinação oficial, fica isolada e vigiada por policiais até que uma equipe de técnicos a recolha.
A topografia da área dificulta o trabalho. A divisa entre os Estados do Texas e da Lousiana, onde se encontra a reserva de Toledo Bend, é montanhosa. Há vários lagos e represas. Segundo moradores, destroços teriam caído dentro de alguns desses lagos.
De acordo com o xerife Thomas Kerss, do condado de Nacogdoches, onde caíram dezenas de pedaços da espaçonave, houve relatos de saques. Mas, até ontem, ninguém tinha sido preso.
Segundo as autoridades, não havia sido registrado caso algum de ferimento causado pela queda dos destroços. Os danos foram materiais. Casas, lojas e um consultório odontológico tiveram os telhados danificados.
Para o prefeito de Nacogdoches, Roy Blake, foi "um milagre" que ninguém tenha se machucado. "Foi uma graça de Deus, devido a enorme quantidade de fragmentos", afirmou.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Trio da ISS deve voltar com russos
Próximo Texto: Bush vai aumentar o orçamento da Nasa
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.