São Paulo, segunda-feira, 03 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a questão do carbono

da Redação

Não existiria vida na Terra, não ao menos como ela é hoje, sem o gás carbônico (CO2). É esse cobertor gasoso que mantém a atmosfera do planeta numa faixa de temperatura adequada a seres vivos e boa parte da água na forma líquida.
Isso ocorre porque gases como o CO2 têm a propriedade de deixar passar a radiação (energia) do Sol quando chega à Terra, mas não no sentido inverso. Ou seja, parte dessa energia deveria ser refletida de volta ao espaço, mas não é.
A radiação fica retida na atmosfera, aquecendo-a. O resultado é semelhante ao de uma estufa de plantas e daí vem o nome de efeito estufa.
Existe, portanto, um efeito estufa natural, pois já havia CO2 na Terra muito antes de o homem aparecer sobre ela. Com a industrialização e o rápido aumento na queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás natural, a concentração de CO2 subiu mais de 25% em menos de dois séculos.
O pior é que o CO2 lançado hoje vai continuar alimentando o efeito estufa por várias décadas. Assim, decisões tomadas agora -ou adiadas- sobre corte de emissões de CO2 vão afetar as condições ambientais também das próximas gerações, não só da atual. (ML)


Texto Anterior: Chuva adia sonho de ver mata atlântica
Próximo Texto: Medicina: Técnica torna anticorpo mais eficaz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.