São Paulo, domingo, 4 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RETROSPECTIVA

EVOLUÇÃO
A teoria da evolução das espécies pode estar ajudando os elefantes africanos a contornar um dos grandes obstáculos a sua sobrevivência, a pressão da caça. Caçadores costumam matar os elefantes por suas presas de marfim e, segundo Eve Abe, da autoridade da vida selvagem de Uganda, não possuir presas passou a ser uma característica que aumenta suas chances de sobrevivência. Levantamentos da década de 30 constataram que elefantes adultos sem presas constituíam cerca de 1% da população. Hoje, são cerca de 30%.

SEXO
Praticar sexo nas primeiras seis semanas após o parto pode colocar em risco a vida da mulher, segundo artigo publicado em 30 de setembro na revista "Postgraduate Medical Journal". Nesse período, a área do útero em que se fixava a placenta ainda não cicatrizou e apresenta vasos sanguíneos abertos e sem proteção, que podem, durante a relação sexual, receber bolhas de ar que ocasionariam embolia, ou obstrução total do vaso. No estudo, foram constatados dois casos fatais.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.