São Paulo, Sexta-feira, 07 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vale de 1,3 km de profundidade pode ter "engolido" sonda da Nasa

das agências internacionais

A sonda espacial Mars Polar Lander, da Nasa (agência espacial dos EUA), que desapareceu durante o processo de pouso em Marte, em 3 de dezembro, pode ter sido destruída ao cair em um vale de 1,3 km de profundidade no pólo sul do planeta.
A informação foi dada ao jornal norte-americano "Denver Post" por um funcionário, cujo nome não foi divulgado, da empresa Lockheed Martin, que participou da montagem e da pilotagem da sonda, sob orientação do Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa.
Segundo ele, até duas semanas após o pouso fracassado da Polar Lander, nenhum membro da Lockheed Martin sabia da existência do vale na área de pouso, que chegava a ter 10 km de largura em alguns pontos.
"De repente, depois de duas semanas, recebemos imagens topográficas do local e exclamamos "Olha só aquele buraco!'", disse o membro da empresa. "Existem grandes chances de que a sonda tenha caído lá."
Daniel McCleese, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato, afirma que a equipe da Nasa já sabia da existência do abismo.
"O planeta é marcado por crateras e vales", disse. "Seria impossível aterrissar uma sonda em Marte sem correr nenhum risco."
A Nasa ainda não apresentou nenhuma explicação sobre o desaparecimento da Mars Polar Lander. A Mars Global Surveyor, que orbita o planeta, falhou em localizar os destroços da sonda.
A missão da Polar Lander, que custou US$ 165 milhões, era buscar vestígios de água no subsolo de Marte e estudar seu clima.
A falta de comunicação entre a Nasa e a Lockheed Martin causou o fracasso de outra missão, a da Mars Climate Orbiter, em setembro. Uma confusão sobre sistemas de medidas causou a destruição da sonda na órbita do planeta.


Texto Anterior: Processo precisou ser refeito em 1999
Próximo Texto: Reis Magos teriam sido comerciantes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.