São Paulo, domingo, 8 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RETROSPECTIVA

VOLTA AO ESPAÇO
Em 29 de outubro, o astronauta e senador John Glenn, 77, se tornou, a bordo do ônibus espacial Discovery, em uma missão de oito dias, o homem mais velho a viajar para o espaço. Com a missão, a Nasa (agência espacial dos EUA) pretende estudar efeitos do espaço no corpo humano envelhecido. A viagem também tem um aspecto institucional. Como Glenn é considerado um herói nacional, a Nasa espera conquistar respaldo popular para ter um aumento em seu orçamento anual. Em 1962, Glenn se tornou o primeiro norte-americano em órbita.

EFEITO ESTUFA
Em 2 de novembro começou a Quarta Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, em Buenos Aires, que deverá discutir, até o dia 14, como pôr em prática os termos estabelecidos na reunião realizada em dezembro passado em Kyoto, no Japão, sobre formas de prevenção ao aquecimento global. A Argentina mostrou-se contra o consenso estabelecido entre os países em desenvolvimento, que rejeitam limites às suas emissões de dióxido de carbono, um dos principais gases ligados ao efeito estufa.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.