São Paulo, quinta-feira, 12 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Parasita atinge 35 milhões de pessoas por ano

DA REPORTAGEM LOCAL

No homem, a malária é causada por quatro espécies diferentes do microrganismo unicelular plasmódio -Plasmodium falciparum, P. vivax, P. ovale e P. malariae. Todas elas são transmitidas pela picada da fêmea dos mosquitos do gênero Anopheles.
O Plasmodium vivax, que causa a forma crônica e não-letal da doença, é o parasita da malária mais amplamente distribuído no mundo. Exceto na região subsaariana, causa a forma predominante da doença, provocando 35 milhões de casos clínicos anualmente.
No Brasil, foram cerca de 500 mil casos em 1999, só causados pelo P. vivax. O P. falciparum provou aproximadamente 117 mil casos.
A região da Amazônia Legal (Estados da região Norte, além de parte do Maranhão, de Mato Grosso e do Tocantins) registra 99% dos casos de malária no país.
Segundo del Portillo, fatores como surgimento de linhagens mais agressivas, aumento da resistência a drogas e expansão da civilização sobre áreas florestais são algumas das razões para a alta incidência da doença.
Vacinas de DNA, novas drogas e mesmo o desenvolvimento de mosquitos transgênicos vêm sendo pesquisados para combater a doença. (IG)


Texto Anterior: Parasitologia: Grupo acha genes ligados à malária crônica
Próximo Texto: Brasileira influenciou carreira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.