São Paulo, quinta-feira, 12 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Experimento terá verba para segunda fase

DO ENVIADO ESPECIAL A BELÉM

O LBA, experimento de larga escala que estuda as relações entre atmosfera, terra e solo da Amazônia, deve continuar por pelo menos mais um ano. Segundo a Folha apurou, o Ministério da Ciência e Tecnologia vai liberar R$ 3,5 milhões para a segunda fase do projeto. Coordenadores do estudo acreditam que o mesmo recurso deve ser liberado nos próximos três anos.
O acerto formal da segunda fase do LBA será ratificado em reunião que deve ocorrer até o fim do mês. Outras formas de captação de recursos precisarão ser desenvolvidas, porque o LBA precisa de R$ 4 milhões para funcionar a pleno vapor.
Para julho do ano que vem está marcado um congresso para apresentar os resultados dos trabalhos do LBA em andamento. Durante a primeira fase, as pesquisas desvendaram várias relações biológicas, físicas e químicas da floresta. O programa mostrou, por exemplo, que em média, ela absorve um pouco de mais de carbono do que emite. (EG)


Texto Anterior: Plano nacional para clima deve sair logo, diz cientista
Próximo Texto: Plágio na USP foi "menos grave", diz líder de físicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.