UOL


São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

GENÔMICA

Britânicos, alemães e americanos soletram genes da bactéria da coqueluche
O genoma da bactéria causadora da coqueluche, doença que mata centenas de milhares de pessoas no mundo inteiro a cada ano, foi decifrado e publicado por uma equipe internacional de pesquisadores, informou ontem a rede britânica BBC.
O DNA completo da Bordetella pertussis provavelmente vai ajudar na busca por vacinas mais eficientes e tratamentos. Os cientistas do Reino Unido, em colaboração com especialistas nos EUA e na Alemanha, levaram anos para decifrar o genoma e seus 3.800 genes.
A equipe também trabalhou em dois micróbios aparentados, o B. parpapertussis, que também pode causar coqueluche, e o B. bronchiseptica, que causa infecções respiratórias em muitos animais. O estudo completo acabou de ser publicado na revista científica "Nature Genetics" (genetics.nature.com).
Segundo a Organização Mundial da Saúde, há anualmente 20 milhões a 40 milhões de casos e 200 mil a 400 mil mortes. Quatro em cada cinco crianças no mundo são protegidas por vacinas contra a doença, mas a imunidade pode ser perdida com o passar dos anos. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Antropologia: Gaúchos carregam DNA de índios extintos
Próximo Texto: Tecnologia: Sistema diz se digital veio de tecido vivo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.