São Paulo, quarta-feira, 16 de setembro de 2009

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Mídia induz imobilismo, diz texto

DA REDAÇÃO

A imprensa pode estar involuntariamente contribuindo para a "inércia" do mundo para enfrentar o aquecimento global, diz o relatório do Bird. Segundo ele, o catastrofismo dos meios de comunicação pode ter um efeito de imobilizar as pessoas.
"Quanto mais as pessoas são bombardeadas com palavras ou imagens de efeitos devastadores, quase bíblicos, da mudança climática, mais elas tendem a mudar de canal", diz. A percepção induzida por reportagens apocalípticas é a de que "não há nada que se possa fazer".
Além disso, como o debate científico envolve incertezas, diz o Banco Mundial, a imprensa pode estar complicando as coisas ao passar a impressão de que não existe progresso científico e sim um conjunto de opiniões opostas.
"Além disso, a necessidade de apresentar matérias "equilibradas" tem dado uma cobertura desproporcional a céticos do clima que não têm conhecimento nem estatura científica." (CA)


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