São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

em breve

Antropologia
Um estudo publicado na revista "Nature" (www.nature.com) mostrou que culturas do norte da Bolívia possuíam um sofisticado sistema para garantir a pesca no adverso ambiente amazônico. Os pesquisadores, da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, descobriram um sistema de canais e tanques com 500 km2 de extensão, provavelmente utilizado pelos índios para criar peixes.

Genoma humano
Pesquisadores brasileiros descobriram mais 219 genes no cromossomo 22 -o primeiro dos 23 cromossomos humanos a ser decifrado. O número total agora subiu para 764 genes. Esse resultado indica que o número total de genes do corpo, avaliado em 36 mil pela equipe que primeiro decifrou o cromossomo, deve estar subestimado. O estudo foi publicado na revista "PNAS" (www.pnas.org).

Biologia
Cientistas do Rio devem concluir até 2003 o sequenciamento do genoma da bactéria Gluconacetobacter diazotrophicus, que atua como fertilizante. O projeto, patrocinado pela Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), segue a tendência brasileira de decifrar o DNA de organismos de interesse agrícola. Três universidades, o Laboratório Nacional de Computação Científica e a Embrapa vão participar do projeto.

Espaço
Partículas de poeira constituem grande risco para satélites em órbita da Terra, segundo uma equipe de cientistas britânicos que estudou danos causados por esses objetos microscópicos nos painéis solares do telescópio Hubble. Os pesquisadores acreditam que os grãos de poeira se vaporizem no impacto, criando um plasma quente e condutor que poderia danificar sistemas eletrônicos.



Texto Anterior: + ciência: Antropologia e ferocidade
Próximo Texto: Micro/macro: Em defesa da ciência básica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.