São Paulo, domingo, 20 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça o "pai" da Xylella e de Bové

MARCELO LEITE
EDITOR DE CIÊNCIA

O que têm em comum o Projeto Genoma Xylella e José Bové, o criador de ovelhas que virou celebridade ao liderar o desmonte de um McDonald's em Millau, no sul da França? Muito: um pai.
Joseph-Marie Bové, 71, mais conhecido como Josy Bové (mas não tanto quanto o filho José), nunca criou ovelhas. Ele é fitopatologista, um estudioso das doenças de plantas. Sem sua colaboração, o primeiro Projeto Genoma brasileiro provavelmente se chamaria Thyobacillus e não Xylella.
A Fapesp já havia eleito outra bactéria, Thyobacillus ferrooxidans (capaz de concentrar metais e por isso útil na mineração). Bové pai ajudou a virar a jogo.
Ele tinha uma longa história com o Brasil e com a bactéria do amarelinho. O peso de sua autoridade pôs em marcha uma pesquisa que tornou o país pioneiro na genômica de fitopatógenos e o levou à capa da revista "Nature", há pouco mais de um mês.
Sua primeira viagem ao país foi em 1959. Em 1987, a bióloga brasileira Victoria Rossetti -antiga colega de estudos na França- lhe enviou amostras de uma nova doença de cítricos (o amarelinho). Bové identificou a bactéria e cumpriu um protocolo clássico (os "postulados de Koch") para provar que ela causava o mal.
Procurado em abril de 1997 por André Goffeau, antigo aluno seu e então consultor da Fapesp, Bové propôs o sequenciamento da Xylella, mas não levou de imediato. Na reunião decisiva, porém, fez uma defesa "apaixonada" e "convincente" da bactéria, segundo o diretor científico da Fapesp, José Fernando Perez.
Depois, Bové ainda treinaria brasileiros nos detalhes da cultura da Xylella. Forneceu as primeiras amostras de DNA do bicho. É seu pai, tanto quanto de José.


Texto Anterior: Biologia molecular: Bactéria da cana é o novo alvo do Genoma
Próximo Texto: Tecnologia: Óleo de cozinha move camionete nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.