São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnica combate Parkinson de roedor

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Na mesma coletiva em que o grupo de Minnesota apresentou seus resultados, Ronald McKay, do Instituto Nacional de Disfunções Neurológicas e Derrame, em Maryland, também nos EUA, revelou um estudo em que células-tronco embrionárias melhoraram o estado de saúde de camundongos com um problema semelhante ao mal de Parkinson.
Também publicada na "Nature", a pesquisa visava a produção de um tipo específico de neurônio (célula nervosa). Esses neurônios produzem dopamina, uma substância que funciona como mensageira química do sistema nervoso, e desaparecem em grandes quantidades numa determinada área do cérebro dos portadores da doença de Parkinson.
"Já se tinha conseguido retirar neurônios como esses de fetos e implantá-los em pacientes, mas o problema é que eles duravam pouco", diz McKay.
"Mas, com o uso das células-tronco embrionárias, é possível criar células-tronco neuronais, que por sua vez se transformam exatamente no tipo de neurônio de que precisamos. Temos controle técnico sobre todos esses estágios", afirma o pesquisador.
O segredo desse controle foi a inserção do gene Nurr1, que conduz o desenvolvimento das células-tronco em neurônios. Os sintomas dos animais que receberam as novas células melhoraram sensivelmente e não houve formação de tumores. (RJL)