São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Vôo enfrentou problemas sérios

Piloto de nave privada teve medo de morrer

DO "NEW YORK TIMES"

Depois de entrar para a história como o primeiro homem a chegar ao espaço numa nave privada, segunda-feira, o norte-americano Michael Melvill disse que problemas durante o vôo -um desvio violento para a esquerda e falhas num sistema de controle vital- o fizeram pensar em abortar a missão e acreditar que morreria.
"Por um momento, achei que fosse virar um inseto esmagado", disse Melvill, que, no entanto, acabou não cancelando a tentativa de alcançar a fronteira da atmosfera com o espaço. "Eu tinha uma convicção resignada de que não havia como voltar atrás numa situação assim", disse.
Logo após o momento de desespero, contou, foi possível retomar o controle e a trajetória. "Mas aí eu já estava morrendo de medo", disse Melvill, segundo o qual outros pilotos de teste o criticaram por falar abertamente em medo.


Texto Anterior: Proteína de leite humano liquida verruga
Próximo Texto: Biologia: Brasileiros acham café quase sem cafeína
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.