São Paulo, sábado, 25 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesquisadores não sabem quantas linhagens existem

DA "SCIENCE NOW"

Cientistas estão confusos quanto ao que o anúncio do presidente americano, George W. Bush, quer realmente dizer sobre a política dos Estados Unidos com relação às células-tronco embrionárias.
Na semana passada, a Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês) pediu que os NIH (Institutos Nacionais de Saúde) identificassem imediatamente quais as linhagens celulares que poderão ser estudadas após a decisão presidencial.
Os NIH, porém, não dizem quando essa informação deverá estar disponível.
Os institutos havia afirmado que existiam 60 linhagens de células-tronco embrionárias no dia em que Bush anunciou o financiamento federal para pesquisas somente com linhagens já existentes.
Muitos cientistas são céticos com relação ao número revelado. Os NIH apresentam o nome de apenas três grupos de pesquisa que dizem ter as células: um nos EUA e dois na Austrália. Somente sete linhagens já foram descritas na literatura.
Um artigo publicado na penúltima edição da "Science" (www.sciencemag.org) diz que são 34 linhagens no total.

Texto Anterior: Biomedicina: Célula-tronco regenera coração infartado