São Paulo, domingo, 27 de agosto de 2000

Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em breve

Clonagem
Cientistas do Instituto Nacional de Indústria Animal do Japão relataram este mês a clonagem, com sucesso, de um porco. Xena, como ficou conhecida a leitoa clonada, representa avanço importante na tentativa de desenvolver xenotransplantes -a utilização de órgãos animais em humanos. O animal não é o primeiro suíno clonado, mas foi o primeiro experimento do tipo a ser relatado em revista científica ("Science").

Química
Dois pesquisadores da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA) desenvolveram um "nariz eletrônico", capaz de mudar de cor na presença de diferentes aromas. Assim, substâncias presentes em gases venenosos, poluentes e drogas tornam-se detectáveis pelo padrão de cor que elas produzem. A técnica foi publicada na revista científica britânica "Nature".

Genoma
Um grupo de 26 cientistas dos EUA está propondo o início imediato de um Projeto Genoma Primata para decifrar o código genético do chimpanzé. A proposta será publicada pela revista "Science". O sequenciamento do genoma do primata -99% equivalente ao do ser humano- pode levar à descoberta de cura para várias doenças humanas, como Aids, malária e mal de Alzheimer.

Lançamento
Inteligência: Um Conceito Reformulado
350 págs. R$ 35,90
de Howard Gardner. Objetiva (rua Cosme Velho, 103, Rio de Janeiro, RJ. Tel. 0/xx/21/556-7824).
O livro aborda a teoria das inteligências múltiplas com base nos recentes avanços científicos. A teoria, criada pelo autor em 1983, sugere que inteligência é a soma de diversas variáveis distintas.

Texto Anterior: + ciência: A segunda morte de Marajó