São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O FAMINTO Comida sem frescura

ANDRÉ BARCINSKI

O mistério do galeto


Quem me indica um galeto "carioca" em SP? Aguardo ansioso: andrebarcinski.folha@uol.com.br


Para um carioca exilado em São Paulo, como eu, uma das maiores frustrações gastronômicas é nunca ter comido um bom galeto aqui na terra da garoa. Veja bem, eu disse um bom "galeto". Porque "frango" bom eu já comi, e muitos.
Por décadas, essa questão me atormentou: por que não se acha, em São Paulo, um galetinho pequeno como o do Rio? Todos os galetos que comi por aqui pareciam bem maiores, mais bombados do que os seus primos cariocas.
Obtive a resposta com um grande especialista no assunto, Carlos Silva, proprietário do ótimo A Galeteria Assados (av. Cotovia, 357, Moema, tel. 0/xx/11/5542-4529): "O que servimos aqui não é galeto, mas um frango", disse. O espécime servido, segundo ele, é abatido com 32 dias e cerca de 1,3 kg, enquanto os galetos degustados no Rio têm, em média, 20 dias de vida e 750 gramas.
Animado, liguei para um de meus restaurantes de galeto prediletos no Rio, o Braseiro, em Copacabana (rua Domingos Ferreira, 214, tel. 0/xx/21/ 2547-9843), em cujo balcão passei boa parte da adolescência.
O atendente confirmou as suspeitas: "Só servimos galetos com 18 a 22 dias. Depois disso, vira frango!"
Como explicar essa diferença? Por que paulistas compram frango por galeto? Novamente, recorri a Carlos Silva: "Os paulistas preferem os frangos maiores, com mais carne. Já virou tradição. Não sei de nenhum lugar em São Paulo onde se serve galeto de 20 dias".
Se ele, que serve frangos assados deliciosos há mais de 20 anos, não sabe, então não deve existir, certo?
Meus périplos galináceos por São Paulo sempre confirmaram isso.
Mesmo nos locais mais cultuados por amantes de assados, como O Brazeiro (rua Luís Góis, 843, tel. 0/xx/11/5594-7561), o que encontrei foram frangos -muito apetitosos e sempre acompanhados por ótima polenta- mas frangos, não galetos.
Numa recente incursão ao Brazeiro, o garçom revelou que os frangos são servidos com 45 dias e pesando mais de 1,5 kg.
A saga continua: quem me recomenda um galeto "carioca" em São Paulo? Aguardo ansioso: andrebarcinski.folha@uol.com.br


Texto Anterior: Na ponta da faca: Festival traz cinco receitas de picadinho
Próximo Texto: Fogo alto - Rodrigo Oliveira: Passeio na quebrada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.