São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Profissionais questionam eficácia dos equipamentos antialérgicos

DA REDAÇÃO

Além de cuidar da limpeza, os alérgicos podem contar com equipamentos e produtos para a casa que prometem exterminar ácaros e outras impurezas. Os médicos consultados avaliam que essas ferramentas são auxiliares, mas relativizam sua importância.
"Os purificadores têm seu valor. Para combater ácaros, não são totalmente eficientes, mas filtram outros elementos que podem ser danosos, como fungos, bactérias e pêlos de animais", pondera a alergista Fátima Emerson.
Ela diz que os desumidificadores também podem ser benéficos -os ácaros se proliferam em ambientes com umidade acima de 50%. Mas é preciso cuidado. "Se baixar muito a umidade, pode provocar alergia."
Os acaricidas são substâncias em spray que podem ser aplicadas sobre móveis e outras superfícies para matar os ácaros.
O alergista Fábio Castro diz que, em geral, os purificadores atuam localmente, mas é preciso verificar se são eficientes no ambiente todo. Geralmente, prometem atuar em áreas de 20 m2 -o tamanho de um quarto médio. "Não há certeza de que aconteça isso."

Testes
Se depender das ações previstas, este ano vai ser o da prova dos noves dos purificadores. Pelo menos três entidades dizem pretender fazer testes ou criar parâmetros de qualidade sobre o assunto.
Castro afirma que a Sociedade Brasileira de Alergia prevê para o primeiro semestre o lançamento de um selo de certificação. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) planeja para este ano uma análise de purificadores.
Robson Vieira de Figueiredo, especialista em química analítica do Centro de Tecnologia Ambiental da Firjam (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), pensa em fazer, no primeiro semestre, uma pesquisa sobre a eficiência dos equipamentos. (APF)


Texto Anterior: Saúde: Na casa do alérgico, médicos assumem papel do decorador
Próximo Texto: Para fábricas, testes validam purificador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.