São Paulo, domingo, 23 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"DRY WALL"

Cobrir paredes de alvenaria com placas é alternativa à argamassa, mas material exige cuidado especializado

Gesso no lugar de reboco promete rapidez

FREE LANCE PARA A FOLHA

As placas de gesso do "dry wall" também podem ser usadas para recobrir paredes de alvenaria no lugar do reboco. Segundo os fabricantes, as vantagens são rapidez e limpeza. Entre as desvantagens estão cuidados na instalação de elementos e necessidade de mão-de-obra especializada.
José Luiz Gonçalves, do departamento técnico da Placo, fabricante de placas e acessórios, diz que há duas formas de utilização. Na primeira, cola-se a placa diretamente na alvenaria bruta. Fica mais rápido e limpo, avalia.
Para a arquiteta Claudia Stunkel, da construtora Método, a colagem não é recomendável. "A parede tem de estar muito nivelada. Dependendo da mão-de-obra, ela fica desnivelada."
O arquiteto Sergio Avella, da Perfil Engenharia, afirma que, quando a colocação é bem-feita, as placas acabam uniformizando as paredes. "Com o uso da cola (massa adesiva), dá para resolver os problemas com imperfeições na alvenaria", considera.
Os custos de utilização do reboco e da placa de gesso são equivalentes, diz o arquiteto. Os gastos finais ficam em torno de R$ 20 o m2 nas duas opções. "A economia das placas ocorre na mão-de-obra", contabiliza Avella.
A outra maneira de uso é colocar as placas de gesso presas a estruturas metálicas. "É uma parede paralela, com um oco interno que dá um bom isolamento acústico", ensina Gonçalves.
A desvantagem é a perda de espaço -o avanço mínimo no ambiente é de 4 cm. Se a placa for colada diretamente, essa distância é menor: 1 cm no mínimo.
As placas de gesso exigem o mesmo tratamento que o reboco, ou seja, massa-corrida e pintura. (ISABELLE SOMMA)


Texto Anterior: Barreira do som?
Próximo Texto: Lá em casa: Moradoras divergem sobre ruído
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.