São Paulo, quarta-feira, 01 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPI vai convocar João Salles

da Agência Folha

A CPI do Narcotráfico vai convocar João Moreira Salles para depor. A decisão foi anunciada ontem pelo presidente da comissão, o deputado Magno Malta (PTB-ES), em Curitiba (Paraná).
Segundo o requerimento apresentado pelos deputados do Rio Wanderley Martins (PDT), Eber Silva (PDT), Laura Carneiro (PFL) e Antônio Carlos Biscaya (PT), a convocação de Salles será feita em decorrência do seu relacionamento com Marcinho VP.
O ex-líder do tráfico no morro Dona Mata, em Botafogo, recebeu R$ 1.200 de Salles, durante quatro meses, para escrever um livro de memórias e deixar o crime.
Salles, que conheceu o traficante quando subiu o morro para filmar o documentário "Notícias de uma guerra particular", em 1997, também teria ajudado Marcinho VP a fugir para a Argentina.

Prender
O cineasta João Moreira Salles "não tem a obrigação de prender ninguém". A afirmação é do ex-secretário de Polícia Civil do Rio (no governo Marcello Alencar) e deputado estadual Hélio Luz (PT). Para ele, isso deve ser levado em conta antes de qualquer julgamento da conduta de Salles.
Hélio Luz disse só discordar da iniciativa do cineasta no que diz respeito à manutenção da liberdade de Marcinho VP. "O João acha que ele (Marcinho VP) deve escrever o livro fora da cadeia, e eu acho que ele deve escrever o livro lá dentro".



Texto Anterior: Crimes são pouco graves
Próximo Texto: Golpe: Receita recua e decide ajudar peritos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.