São Paulo, quarta-feira, 01 de maio de 2002

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CET vai ganhar reforço para reduzir danos

DA REPORTAGEM LOCAL

O impacto das obras nas marginais Tietê e Pinheiros pode ser dimensionado pelo reforço de profissionais e de materiais que a CET precisará para atenuar os efeitos no trânsito de São Paulo.
A companhia tem atualmente 60 marronzinhos na capital paulista inteira no turno da madrugada -16 deles ficam exclusivamente na região das marginais.
Por exigência contratual, as vencedoras da licitação para aprofundar a calha do Tietê terão que disponibilizar mais 60 funcionários para a operação do trânsito das 22h às 5h, que atenderão especialmente os 24,5 km da marginal Tietê. Outros 40 devem ser oferecidos no restante do dia. As equipes serão treinadas pela CET.
Segundo Roberto Tatsuo Kyono, responsável pela GET-6 (Gerência de Engenharia de Tráfego) da CET, os materiais de sinalização e interferência viária que serão fornecidos pelas construtoras representam, em média, quatro vezes a quantidade disponível hoje para as marginais. Elas terão que comprar, por exemplo, 460 cones gigantes, 560 cavaletes de madeira, 460 placas de obra, 30 veículos (tipo pick-up e van), 4 caminhões-guindaste e 4 painéis móveis de mensagens eletrônicas.
Alguns dos maiores receios da CET envolvem a sujeira na pista, já que são estimadas 800 viagens noturnas de carretas transportando terra. Para evitar esse problema, as empresas disponibilizarão oito caminhões-pipa, que deverão limpar os pneus dos caminhões antes que eles entrem na pista.
Essas carretas levarão a terra para três depósitos na região metropolitana de São Paulo -em Guarulhos, Caieiras e Carapicuíba.(AI)


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