São Paulo, quarta, 1 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC diz que fará reformas

da Sucursal de Brasília

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que fará reformas no ensino superior, inclusive revendo a autonomia universitária, nos moldes da "revolução branca" que ele disse estar realizando no ensino básico.
"Chegará o tempo (das universidades)", afirmou FHC, anunciando a criação de uma comissão de alto nível para "repensar muita coisa". Não fixou prazos ou datas nem deu opiniões.
FHC disse que o governo federal, embora não tenha obrigações diretas com o ensino básico -tarefa dos municípios-, optou por priorizá-lo em vez de centrar forças no ensino superior.
"Quando se está dirigindo um país, um país cheio de lacunas, é preciso saber onde é que você vai colocar o esforço maior", disse FHC, durante seminário internacional em comemoração dos dois anos da TV Escola.
Segundo FHC, o governo dele dedicou-se a refazer os fundamentos da educação no Brasil "começando por onde tem que começar, que é o ciclo básico". "O governo federal tem a responsabilidade da definição das políticas, do estímulo, do repasse dos recursos."
FHC disse que fez isso por coerência com a formação dele, uma vez que é discípulo e foi companheiro de educadores que insistiam na redução do analfabetismo e na escolarização básica como "questão-chave do Brasil". Citou Florestan Fernandes, Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Antônio Cândido e Lourenço Filho.
"Mas e a universidade? Quem não sabe que a universidade está cheia de problemas?", questionou FHC, respondendo em seguida: "Eu sei também, mas é preciso escolher".
O presidente disse que a comissão de alto nível servirá "para avaliar e redefinir o rumo das universidades", e será coordenada pelo Ministério da Educação.
"As universidades vão precisar de outros tipos de reformas, inclusive de repensar o que se chama de autonomia, a questão da pesquisa e a questão do ensino."
(WILLIAM FRANÇA e RENATA GIRALDI)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.