São Paulo, terça-feira, 01 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia prende 19 e promete rigor

DA SUCURSAL DO RIO

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Dezenove homens, sendo 11 menores de 18 anos, foram presos ontem no Rio sob a acusação de ter incitado o fechamento do comércio em diversos pontos da cidade. Eles foram presos em bairros onde o tráfico é controlado pelo Comando Vermelho, como Cachambi, Tijuca e Botafogo.
O chefe da Polícia Civil, Zaqueu Teixeira, disse que foi identificada uma ligação de Ipanema (zona sul) para um comerciante da região, obrigando-o a fechar loja. Ele não revelou detalhes do caso.
Paulo Roberto Barbosa Campos, 22, morador da Tijuca, negou que tivesse incitando os comerciantes a fechar as lojas. "Vivo de biscates. Fui detido quando estava indo à padaria".
Michael Levy dos Santos Araújo, 19, disse que, às 7h30, estava numa rua do Cachambi quando um orelhão tocou. Ele atendeu e um homem disse que ele deveria mandar o comércio fechar.
Edvandro de Assis, 19, morador do morro do Salgueiro (zona norte), foi preso quando andava de bicicleta na praça Saens Pena. Ele, que diz trabalhar na oficina do pai, negou ter ameaçado comerciantes e disse que foi espancado por PMs. "Me deram tapa na cara." Os policiais que o prenderam negaram as acusações.
Os maiores de idade foram encaminhados à Polinter e os menores, à Vara da Infância e da Adolescência. Os maiores serão acusados de compactuar com o tráfico de drogas. Se condenados, eles poderão pegar entre três anos e dez anos de prisão.
A juíza Denise Frossard, candidata a deputada federal pelo PSDB, deu voz de prisão a dois jovens que ameaçavam comerciantes de Botafogo. Os dois fugiram, mas a juíza avisou policiais, que fizeram buscas na região e prenderam quatro homens.
Entre as ações decididas pelo governo, além de um policiamento ostensivo nas ruas, estará a proibição de visitas no Batalhão de Choque, onde estão presos Fernandinho Beira-Mar e Elias Maluco. Os advogados só poderão visitá-los com ordem judicial.


Texto Anterior: César Maia vê desespero do PT
Próximo Texto: Clima de medo gera prejuízos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.