São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Motim em Ribeirão deixa feridos

DA FOLHA RIBEIRÃO

Um agente gravemente ferido e dois jovens feridos levemente. É o saldo da primeira rebelião registrada dentro da Febem de Ribeirão Preto (314 km de SP) depois de oito meses de calmaria.
A revolta ocorreu ontem de manhã, três dias após a a Febem local receber ao menos dez jovens transferidos de São Paulo, que estão em celas do "seguro" por terem sido ameaçados de morte.
Na chegada dos transferidos, houve confusão porque jovens se recusaram a sair do ônibus. Cinco funcionários foram agredidos.
Segundo a fundação, a rebelião de ontem, iniciada às 11h30, teve a participação só de 28 internos locais, que, após discussão na aula, renderam dois agentes.
Um dos funcionários levou uma cadeirada na cabeça e sofreu traumatismo craniano. O agente foi internado, mas a fundação não divulgou seu nome nem dados sobre a internação.
Dois menores também se feriram, mas foram medicados na enfermaria e retornaram ao módulo. Além de quebrarem carteiras e cadeiras da sala de aula, os rebelados queimaram colchões para impedir a entrada de agentes de segurança. A Polícia Militar foi chamada para evitar fugas.
Bernadete Lasmar, diretora interina da Febem, foi até a unidade para negociar. Eles reivindicavam aumento do tempo livre -intervalo entre o jantar e a hora de dormir- e a entrada do "jumbo" (comida levada pelos pais).
De acordo com o regulamento, os internos jantam às 19h e devem ir dormir às 21h30. Nesse intervalo, eles costumam assistir televisão e conversar com os colegas. A diretora vai estudar se aumenta o intervalo, mas, segundo a assessoria, não irá permitir a entrada dos pacotes levados pelas famílias.
Depois de serem dominados pelos agentes por volta das 13h, os rebelados foram obrigados, como castigo, a passar o restante do dia dentro de seus quartos. (KATIUCIA MAGALHÃES)

Texto Anterior: Outro lado: Reforma é a mais radical da história, afirma presidente
Próximo Texto: "Está no rumo", diz Alckmin
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.