UOL


São Paulo, segunda-feira, 02 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Articulação favorece busca por emprego

DA REDAÇÃO

A contenção de gastos na área social, associada às dificuldades de investimento no setor produtivo do país, agrava a situação de adolescentes carentes, principalmente no que diz respeito à busca por emprego.
Atualmente, há 19 programas para jovens de baixa renda relativos a trabalho e oportunidades desenvolvidos em vários ministérios. No entanto, de acordo com Mário Volpi, 39, oficial de projetos do Unicef no Brasil, a falta de articulação entre esses programas sociais os torna menos eficazes.
Para Volpi, além de mais investimentos no setor, o governo deve integrar todos esses programas para que a política social destinada a jovens funcione de fato.
É necessário que cada adolescente receba uma combinação de diferentes tipos de benefício, afirma Volpi, para que o objetivo de inclusão social seja atingido.
Não adianta, por exemplo, o jovem ser apenas colocado em um emprego sem ter recebido uma educação adequada.
Para Volpi, o foco deve ser proporcionar pelo menos a educação básica, aliada à capacitação profissional, para que o jovem possa se manter e se desenvolver no mercado de trabalho.


Texto Anterior: Infância: Redução de gastos do governo federal afeta setor social
Próximo Texto: Dá para resolver: Projeto monitora políticas públicas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.