São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura que dar ajuda de custo para mães com filhos de até 2 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo estuda dar uma ajuda de custo às mães com filhos de até 2 anos para que estas não precisem trabalhar fora de casa. A Secretaria da Educação acredita a medida possa diminuir a demanda por creches.
O programa seria acompanhado de orientações às mães na educação da criança. Segundo a pasta, agentes visitariam os beneficiados periodicamente.
De acordo com o secretário da Educação, José Aristodemo Pinotti, a ajuda de custo poderá variar de R$ 150 a R$ 200. Técnicos da secretaria já visitaram Porto Alegre, onde o programa foi adotado, mas antes, a prefeitura pretende concretizar a "Escola de Mães", uma preparação para a eventual adoção do programa. A prefeitura quer parcerias com empresários para financiá-lo.
Dependendo da fonte estatística, o déficit de vaga em creches na cidade varia de 70 mil a 500 mil.
Especialista em educação infantil, o professor Vital Didonet afirma que o modelo em estudo pela administração paulistana é positivo, mas não substitui as creches.
"Países europeus adotaram essa política, mas não por falta de creche e sim para que as crianças tivessem mais contato com a mãe. Mas a convivência da criança em novos espaços ajuda em seu desenvolvimento", disse. Didonet ressalta ainda que "trabalhar fora é um direito político da mulher".

Protestos
Por causa do protesto de anteontem na prefeitura feito por representantes de creches que reclamavam repasses atrasados, Pinotti mostrou documentos que comprovam o pagamento das mensalidades às entidades. Segundo ele, das 569 creches conveniadas, 14 estão com repasse de abril bloqueado por problemas nas suas prestações de contas.


Texto Anterior: Administração: Servidores da Educação ameaçam parar hoje
Próximo Texto: Cerco ao aumento: Estudantes protestam pelo 3º dia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.