São Paulo, quinta-feira, 02 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peixe passa a ter certificado de qualidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Na tentativa de "blindar" os restaurantes japoneses de novos casos da infecção intestinal, a ABCJ (associação os representa no país) lançou um programa de certificação para garantir a qualidade do salmão vendido nesses estabelecimentos.
Após a divulgação do surto pela Folha, em abril deste ano, as vendas nos restaurantes caíram 60%. No momento, segundo a associação, de 80% a 90% do movimento já foi recuperado.
A regra número 1 para a inserção no projeto é o restaurante se comprometer a só comprar salmão congelado, segundo Rodrigo Fróes, vice-presidente da ABCJ.
Os restaurantes serão visitados periodicamente por sanitaristas que, entre outras tarefas, farão análises do peixe comercializado. O restaurante que não estiver trabalhando com salmão congelado será automaticamente descredenciado.
De acordo com Fróes, a ABCJ pretende firmar parcerias com as vigilâncias sanitárias e com o Sebrae para dar mais credibilidade às ações de fiscalização.
A lista dos restaurantes japoneses que fazem parte do programa de qualidade está acessível no site www.abcj.com.br. (CC)


Texto Anterior: Alerta gastronômico: Salmão causou surto de doença, diz laudo
Próximo Texto: Panorâmica - Ambiente: Depósito irregular de entulho é encontrado em área de proteção ambiental de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.