São Paulo, Quinta-feira, 02 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

População com mais de 10 anos chega a 176 milhões

da Sucursal do Rio

O IBGE estima que a população com mais de 10 anos (estatisticamente pronta para o mercado de trabalho) chegue a 176,69 milhões em 2020.
Pela proporção que a força de trabalho vem representando da população total, cerca de 60% dessas pessoas (106 milhões) estarão trabalhando ou à procura de emprego em 20 anos. Assim, um contingente de 30 milhões de pessoas estará se incorporando ao mercado de trabalho.
O chefe do Departamento de População e Indicadores Sociais do IBGE, Luiz Antônio de Oliveira, destaca que esse aumento da população em idade ativa é um fenômeno decorrente do envelhecimento da população, com consequências para o emprego.
"Se a taxa de fecundidade cair mais e melhorar a expectativa de vida do brasileiro, esse grupo pode crescer ainda mais", disse.
Um dia antes de divulgar suas projeções demográficas, o IBGE havia informado que o mercado de trabalho, em 98, não cresceu o suficiente para absorver a entrada de pessoas à procura de emprego.
A população ocupada aumentou apenas 0,9% contra 2,1% do crescimento vegetativo da população em idade ativa. As pesquisas mensais de emprego do IBGE também têm revelado isso. Embora os principais índices do IBGE hoje levem em conta pessoas com mais de 15 anos, o piso de 10 anos será adotado em breve.


Texto Anterior: NE tem mortalidade de América Central
Próximo Texto: Educação: MEC recusa renovação para 12 cursos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.