São Paulo, Quinta-feira, 03 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA URBANA
PM considera medida imprópria; serão compradas 300 pistolas
Tropa de choque de Pitta terá arma semi-automática

JOÃO CARLOS SILVA
ALESSANDRO SILVA
da Reportagem Local

Os guardas civis que vão formar a tropa de choque criada pela Prefeitura de São Paulo para combater perueiros clandestinos usarão pistolas semi-automáticas, calibre 380. A medida é considerada imprópria pela Polícia Militar.
A corporação descarta o uso de armas por policiais de sua tropa de choque para controlar tumultos, como os ocorridos nos últimos dias com os perueiros. A medida visa evitar o risco de manifestantes conseguirem pegar o armamento de policiais em caso de confronto e tumulto.
Segundo a assessoria de imprensa da PM, só oficiais e sargentos da tropa de choque usam armas. Policiais que apóiam o trabalho da tropa à distância também trabalham armados.
Além das 300 pistolas que estão sendo compradas, os guardas civis sairão para as ruas equipados com escudos, capacetes e caneleiras especiais. Esse tipo de equipamento de proteção também é usado pela tropa de choque da PM.
A tropa municipal, chamada pela prefeitura de FOE (Força de Operações Especiais), também vai ganhar 50 novos carros, que vão ser comprados com os R$ 2,5 milhões liberados pelo prefeito Celso Pitta (PTN) anteontem. "Teremos um efetivo preparado para embates mais sérios, como uma troca de choque", disse.
Os protestos de perueiros em São Paulo já deixaram 11 ônibus queimados e outros depredados. A confusão também envolve confrontos em que motoristas avançam contra fiscais e guardas.
De acordo com o prefeito, a tropa de combate aos perueiros poderá ter 400 homens e receberá treinamento especial. Hoje, o apoio na fiscalização de perueiros é feito por guardas civis que usam revólveres calibre 38 e escudos.
A proposta é criticada pelo secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi. "Uma tropa de choque não se forma assim. Na PM, um policial leva três anos para chegar à tropa", afirmou ele ontem, quando voltou a afirmar que a PM não vai dar apoio nas fiscalizações.



Texto Anterior: Inculta & bela - Pasquale Cipro Neto: Melhor e mais bom
Próximo Texto: Prisão em flagrante é legal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.