São Paulo, Quinta-feira, 03 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novos processos de doação de medula são suspensos

da Reportagem Local

Apesar de mais de 400 pessoas no Brasil estarem aguardando um transplante de medula óssea, o sistema de cadastramento de doadores está suspenso no país por 15 dias, por determinação do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
A medida foi anunciada ontem após terem sido detectados problemas de falta de material para a realização de exames de sangue específicos para transplante em candidatos a doadores.
Os laboratórios credenciados pelo Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), órgão vinculado ao Inca, estão há dois meses com falta desses kits. Além disso, alguns laboratórios particulares cadastrados para fazer o exame de sangue pelo SUS estão se negando a atender os possíveis doadores por temer não receber o dinheiro do governo.
Segundo o Inca, o sistema está em fase de implantação e, por isso, apresenta necessidades de aprimoramento. O sistema será suspenso por 15 dias para "revisão do processo administrativo, das normas e dos fluxos que regulamentam o processo de doação voluntária", afirma o órgão em nota à imprensa. (PL)

Texto Anterior: Transplantes: Justiça cassa liminar de pacientes
Próximo Texto: Governo muda processo para punir abusos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.