UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeroporto de Guarulhos divulga aviso

DA REPORTAGEM LOCAL
DA FOLHA CAMPINAS

O Ministério da Saúde disse que há uma semana todos os vôos que chegam ao aeroporto de Guarulhos informam seus passageiros, antes do desembarque, sobre os sintomas da pneumonia asiática.
O mesmo aviso passou a ser divulgado pelo serviço de som de Cumbica e de todos os aeroportos do país que recebem vôos internacionais. Em Guarulhos, cartazes em inglês e português estariam sendo afixados.
O texto, atribuído ao Ministério da Saúde, à Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) diz o seguinte: todas as pessoas que apresentarem febre acima de 38C, acompanhada de tosse, fadiga, dispnéia ou dificuldade respiratória, e que fez viagem há menos de dez dias para lugares como China, Hong Kong, Vietnã, Tailândia, Cingapura, Filipinas, Indonésia e Canadá, deverá procurar imediamente as autoridades da Anvisa nesse aeroporto". A nota diz ainda que, caso os sintomas se manifestem nos dias posteriores, as pessoas os serviços de saúde e informouar o Centro Nacional de Epidemiologia.
Segundo a Infraero, o aeroporto de Guarulhos não recebe vôos que chegam diretamente da China. Para fazer esse percurso, as pessoas fazem escalas em aeroportos europeus ou norte-americanos.
A Organização Mundial da Saúde está recomendando que alertas como esse sejam feitos por aeroportos do mundo todo e que a vigilância sanitária dos respectivos países informe os passageiros e notifique possíveis suspeitos.
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, está orientando todos os passageiros que chegam dos países com suspeita de apresentar a pneumonia asiática.
No aeroporto, os passageiros desses países recebem orientação especial. Eles recebem informação logo no desembarque de funcionários da Anvisa (Agência Nacional de Saúde) por meio de folders.
A recomendação é para que as pessoas procurem um médico ou um centro de saúde caso apresentarem os sintomas da doença.
Segundo a assessoria de imprensa do aeroporto, o serviço de som também dará informações orientando os passageiros. O aeroporto não recebe vôos de passageiros internacionais.
De outros países chegam apenas cargas. Em média 2.200 pessoas passam pelo aeroporto em vôos domésticos.


Texto Anterior: Exame deve sair nas próximas semanas
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto: Em tempos de destruição...
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.