|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MARIA INÊS DOLCI
Trem bom
Deveríamos ser muito mais ousados e reativar as ferrovias para transportar passageiros em todo o país
SERIA MUITO BOM SE fosse confirmada a notícia de que, até
2013, teremos uma linha de
trem-bala entre São Paulo e Rio.
Além disso, melhor ainda, se sair do
papel a idéia de ter mais duas linhas
de trens rápidos: uma para o aeroporto de Cumbica (Guarulhos, na
Grande São Paulo) e outra entre São
Paulo e Campinas.
Esses projetos são extremamente
oportunos, porque as ferrovias são a
base do transporte de passageiros
em países desenvolvidos. Aqui, foram sucateadas, e são poucas as que
transportam passageiros. O trem é
seguro, confortável e veloz. Não depende de controladores de vôo, nem
pára por causa de problemas na pista ou de neblina.
Deveríamos, porém, ser muito
mais ousados e reativar as ferrovias
para transportar passageiros em todo o país. Interligar as capitais brasileiras às principais cidades do interior de cada Estado. Multiplicar os
trens-bala entre capitais próximas,
pois essas linhas podem contar com
o investimento do capital privado
nacional e internacional.
Além disso, ampliar os tipos de
carga hoje transportados por trem,
para grãos, principalmente, a fim de
reduzir os acidentes fatais nas rodovias brasileiras, freqüentemente
com a participação de caminhões,
pelos mais variados motivos.
Se for possível viajar de trem entre
São Paulo e Rio, nos 85 minutos previstos, a um preço similar ao da ponte aérea, não há dúvida sobre o sucesso comercial dessa operação.
O transporte ferroviário de passageiros seria ainda mais eficaz se as
hidrovias também fossem prioritárias, para transporte de carga e de
passageiros, considerada, obviamente, a proteção ambiental.
Esse seria um bom programa para
unir todos os brasileiros, em torno
de um projeto de qualidade de vida.
Estamos fartos de acompanhar a
novela do Senado, com argumentos
para boi dormir.
Também não suportamos mais o
roteiro de filme B, repetido "ad nauseam", em que a Polícia Federal
cumpre o seu papel, flagra criminosos de colarinho branco, e eles são,
certamente, liberados pela Justiça.
Menos politicagem e mais trabalho, autoridades brasileiras. O trem
foi tão importante para o desenvolvimento brasileiro que se incorporou ao nosso vocabulário, com expressões como "trem de cozinha",
"trem da alegria" (alô, Brasília!), e
como sinônimo de coisa, nas Gerais.
As estações ferroviárias foram focos de desenvolvimento nas cidades
do interior brasileiro. Hoje, abandonadas, se transformaram em centros culturais, comerciais, repartições públicas. Ou, simplesmente, há
suas ruínas, como lembrança de um
tempo em que éramos, ao menos no
item transporte, mais civilizados do
que somos hoje.
É saudosismo, sim, mas de algo
bom, de um "trem bom". E também
uma metáfora para esse país, que
precisa, de modo urgente, voltar para os trilhos do desenvolvimento,
oferecendo mais alternativas para
os passageiros, além de solucionar o
apagão aéreo.
Os consumidores agradecerão.
Texto Anterior: Governo elogia diretor de presídio que confinou presos Próximo Texto: Consumo: Leitora reclama de defeito em refrigerador da Brastemp Índice
|