UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA

Abrinq semeia em instituições idéias de ações premiadas

DA REPORTAGEM LOCAL

Boa idéia tem mais é de ser passada para a frente. Por isso a Fundação Abrinq agora está sistematizando projetos premiados ligados à criança para reeditá-los em outros lugares. Assim, o que deu certo em uma instituição pode ser aproveitado em várias.
A Abrinq está atualmente terminando a sistematização dos quatro projetos vencedores do ano passado. Segundo o presidente da fundação, Rubens Naves, especialistas analisam todas as etapas dos projetos premiados para facilitar a sua transposição para outras entidades.
Naves explica que essa iniciativa é importante porque as instituições que "importam" os projetos ganham um ponto de partida, sem precisar buscar novas soluções para temas em que já existem boas alternativas.
"Além da difusão de uma forma adequada de tratar a criança, a idéia é você evitar o desperdício de energia que cada pessoa tem em um projeto novo. É fazer uma otimização do projeto para que a pessoa possa colher essa experiência", afirma o presidente da Fundação Abrinq.
Uma das iniciativas vencedoras de 2002, o Programa Família Participante do Hospital Pequeno Príncipe já está em implementação no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, em São Paulo. A idéia do projeto é que a mãe ou outro familiar acompanhe a criança o tempo todo durante o período de internação.

Inscrições abertas
A Abrinq estuda projetos de quatro áreas para o Prêmio Criança (saúde do bebê e da gestante, educação infantil, convivência familiar e convivência comunitária). As inscrições para o ano que vem vão até o dia 20 de janeiro e podem ser feitas na página na internet (www.fundabrinq.org.br/premiocrianca).
No ano passado, a Abrinq recebeu mais de 300 inscrições. Dessas, cerca de 20 receberam a visita de técnicos da fundação para analisar a fundo os programas e escolher os vencedores, que agora estão sendo sistematizados por especialistas e disseminados.
Em seus 14 anos, o Prêmio Criança já elegeu 52 projetos de apoio a crianças e adolescentes, dando um selo de credibilidade e divulgando essas iniciativas.



Texto Anterior: Próstata e colo uterino também são analisados
Próximo Texto: Em 12 anos, escola de dança vira modelo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.