São Paulo, quinta, 3 de dezembro de 1998

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Instituto é visto como modelo

da Reportagem Local

Empresários que ontem percorreram o Instituto Central encontraram instalações impecáveis, funcionários prestativos e ouviram referências que colocam o HC como um "modelo dentro e fora do serviço público". Duas unidades do Instituto Central receberam recentemente selos de qualidade ISO 9000 e quatro outras estão para recebê-los.
O Laboratório Central, que faz 4 milhões de exames por ano, reduziu a fila de espera de 90 minutos para 15 minutos em dois anos. O tempo de expedição de laudos, que em 96 era de 96 horas, caiu para 6 horas no mesmo período.
A central de agendamento acabou com a multidão que se juntava na porta dos ambulatórios. "Reduzir filas e espera é diminuir o sofrimento do paciente", afirmou o superintendente Alberto Kanamura.
Outra "conquista" citada aos empresários foi a descentralização da comunicação e a preocupação com o paciente. "A instituição se voltou para o cliente", disse André Alexandre Osmo, diretor-executivo do Instituto Central . Num hospital-escola, onde o paciente é "objeto de estudo", convencer os médicos que o doente tem direitos consumiu dois anos de trabalho. (AB)


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