São Paulo, quinta, 3 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIDADANIA
Obra traz análise dos artigos da declaração universal
USP faz entrega de manual de direitos humanos no cotidiano

da Reportagem Local

A USP (Universidade de São Paulo) promoveu ontem a cerimônia de entrega do manual "Direitos Humanos no Cotidiano", em solenidade na Faculdade de Direito da universidade.
A obra traz os 30 capítulos da Declaração Universal dos Direitos do Homem, que comemora 50 anos neste mês. Todos eles são comentados por artistas, intelectuais e ONGs (organizações não-governamentais).
Também traz a interpretação de cada artigo e uma abordagem de como os cidadãos podem pôr em prática o conteúdo de cada item, em uma visão elaborada pela coordenadora da obra, Rosely Fischmann, professora da Faculdade de Educação da USP.
A obra traz ainda a visão indígena sobre os direitos humanos e um espaço reservado para o leitor escrever sua análise.
Estavam presentes na cerimônia o secretário nacional dos Direitos Humanos, José Gregori; o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Belisário dos Santos Junior; o reitor da USP, Jacques Marcovitch; a diretora da Faculdade de Direito, Ivete Ferreira, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Flávio Fava de Moraes. "Esse manual torna as pessoas mais responsáveis e conhecedoras do poder que cada um tem de mudar as coisas", afirma a coordenadora do da obra.
Segundo o reitor Marcovitch, "esse é um passo numa infinita caminhada" na busca pelos direitos humanos. Para Gregori, a obra é um marco ecumênico, já que aborda múltiplas visões. "Todos os segmentos estão contemplados, inclusive as minorias."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.