São Paulo, domingo, 4 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM chegou à região em 1832

da Reportagem Local

A Polícia Militar chegou à zona norte da cidade de São Paulo em 1832, um ano depois de ter sido criada com o nome Corpo de Guardas Municipais Voluntários a Pé e a Cavalo.
Era para engordar cavalos que a polícia usava a invernada do Barro Branco, segundo o capitão Luiz Eduardo de Arruda, que pesquisa a história da PM.

Invernada
A invernada ficava onde estão hoje a academia, o hospital e o canil da PM. Até hoje é chamada nos mapas da cidade de Invernada da Força Pública.
Na primeira metade do século 19, a polícia aquartelava-se numa ala do Convento do Carmo, junto à praça da Sé (região central).
A partir do início deste século, a polícia intensificou suas atividades na zona norte, diz Arruda. Em 1904, a polícia instalou um centro de treinamento de tiros na invernada. Em 1944, inaugura-se a sede da academia.

Arrabalde
Nessa época, a região era um arrabalde distante e chegava-se lá com o trem da Cantareira.
O último prédio inaugurado na área é o hospital da PM, em 1978.
A tradição militar da zona norte remonta ao século 16, segundo Arruda.
Na segunda metade deste século, os jesuítas ergueram ali uma série de fortins para se proteger de índios hostis que habitavam o Vale do Paraíba. (MCC)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.