São Paulo, sábado, 04 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM FORMA

Caminhada repõe energia de folião

da Reportagem Local

Para ter preparo físico para pular o Carnaval durante todos os dias são necessários alguns cuidados extras com o corpo, principalmente com as pernas: alongamento, massagens e caminhadas leves.
O assistente do Departamento de Esporte da Universidade de São Paulo, José Alberto Cortez, ensina que esses cuidados são muito simples.
O mais difícil, diz ele, é vencer a vontade de chegar em casa das festas e cair direto na cama. Isso, segundo ele, favorece a sensação de "ressaca" no dia seguinte.
A melhor coisa que um folião pode fazer antes de dormir é tomar um banho demorado. Embaixo da água, a pessoa deve massagear bastante as pernas. O ideal é fazer isso com a espuma do sabonete ou com a ajuda de um óleo de banho. É preciso ensaboá-las bastante, diz Cortez.
Após o banho, recomenda-se fazer pelo menos três exercícios de alongamento (veja figura ao lado). Se não tiver força para cumprir todo o programa, a pessoa deve tentar fazer pelo menos um exercício.

Caminhada
Ao acordar, a pessoa deve fazer uma caminhada leve, de aproximadamente 30 minutos. Não é preciso se preocupar com o percurso e sim com a duração do exercício. A quantidade de quilômetros depende do preparo físico de cada um.
O objetivo dessa caminhada é estimular a circulação sanguínea e acelerar o processo de recuperação do corpo. Após a caminhada, os exercícios de alongamento devem ser repetidos.
Como a parte do corpo que precisa estar mais em forma no Carnaval são as pernas, todos os exercícios de alongamento são específicos para essa região.
O professor lembra que, após alguns minutos dançando, o corpo começa a liberar endorfina, substância que dá sensação de alegria e bem-estar. "Ninguém precisa beber para se divertir", completa.



Texto Anterior: Estrangeiro vai ao Pelourinho
Próximo Texto: Saúde: Teste em 17 camisinhas desaprova apenas uma
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.