São Paulo, sexta-feira, 04 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundo trará mais verbas, diz MEC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Fundeb, um novo fundo a ser criado para financiar a educação básica, é apontado pelo governo federal como uma das formas de alavancar os investimentos no ensino médio, atualmente mantido com recursos dos Estados.
A proposta do novo fundo é reunir recursos destinados à educação e distribuí-los a Estados e a municípios conforme o número de alunos de cada rede. A União irá complementar a verba dos Estados que não atingirem um valor mínimo por aluno ao ano.
O funcionamento é semelhante ao do atual Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), que atende alunos da 1ª a 8ª série. Seriam incluídos na divisão estudantes do ensino infantil e médio.
O MEC apresentou uma proposta de emenda constitucional para criar o Fundeb, que ainda está em discussão. Um dos pontos mais polêmicos deve ficar para a regulamentação: definir a diferença de valores entre alunos do infantil, fundamental e médio.
O ministério propõe o aporte de verbas da DRU (Desvinculação de Receitas da União, mecanismo que permite ao governo usar livremente 20% da arrecadação e escapar dos gastos mínimos constitucionais) para o Fundeb. A desvinculação seria extinta de forma progressiva -25% ao ano. Estima-se que a educação deixe de arrecadar cerca de R$ 4,5 bilhões ao ano com a DRU.


Texto Anterior: Educação: Falta de professor pode afetar todo o país
Próximo Texto: Nova secretaria é voltada a jovens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.