UOL


São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pesca em rios da região é proibida

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Ibama, Marcus Barros, assinou ontem portaria proibindo a pesca no rio Pomba, a partir de Cataguases e Leopoldina (MG), e no rio Paraíba do Sul (RJ), desde a confluência com o Pomba até sua foz, em razão do vazamento de produtos tóxicos na região. Pescadores profissionais poderão recorrer ao seguro-desemprego.
Durante três meses, as condições ambientais na região serão monitoradas. Não se sabe, por exemplo, se houve vazamento de metais pesados, que ficam no fundo dos rios por muito tempo.
A Indústria Cataguazes de Papel, "irresponsável", segundo a ministra Marina Silva (Meio Ambiente), será multada pela União por ter poluído rio federal, o Paraíba do Sul. "O valor depende da gravidade do crime, não da condição econômica da empresa."
Marina, que visita hoje Cataguases com o governador Aécio Neves (PSDB), admitiu que o Ibama sabia havia anos que a indústria estava irregular, mas disse que a fiscalização cabe ao Estado.


Texto Anterior: Exército ajudará a captar água no norte do RJ
Próximo Texto: Comportamento: Vagão abandonado vira garimpo no interior de SP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.