São Paulo, sábado, 04 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Item influiu no aumento das mortes no país

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Além de destacar o crescimento dos homicídios entre os jovens brasileiros, o estudo da Unesco também conclui que essa é a explicação para o aumento do número de assassinatos nas últimas duas décadas no país.
O "Mapa da Violência" é a terceira edição do estudo, elaborado em parceria com o Instituto Ayrton Senna e o Ministério da Justiça. Seu objetivo é "sensibilizar autoridades sobre a gravidade da situação". As outras edições foram em 98 e 2000.
Os dados relativos a homicídios de jovens, mortes em acidentes de trânsito e suicídios foram colhidos do SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) do Ministério da Saúde, que é alimentado pelas secretarias estaduais da Saúde. Também foram usados dados do censo do IBGE. Na comparação internacional, a Unesco usou principalmente a base de dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre a mortalidade de jovens.
Segundo a Unesco, o estudo tem limitações decorrentes de problemas de subnotificação de mortes no país, especialmente no Norte e no Nordeste. As estimativas intercensitárias do IBGE usadas têm margem de erro de 2,2 pontos percentuais.



Texto Anterior: Brasil é o 3º em morte de jovens, diz Unesco
Próximo Texto: Entre 60 países, Brasil fica em terceiro em assassinato de jovens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.