São Paulo, sábado, 04 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Governo quer criar uma prisão em cada Estado

ANDRÉA MICHAEL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Na segunda etapa das políticas públicas voltadas para o sistema penitenciário, o governo federal vai construir um presídio em cada Estado. No plano inicial, lançado no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, foram criadas cinco unidades, uma por região. Só Catanduvas (PR) e Campo Grande (MT) estão em operação.
Cinco unidades da federação já informaram ao Ministério da Justiça, órgão gestor do projeto, que estão interessados em disponibilizar terrenos para a construção dos presídios: DF, PA, PE, PI e RS.
Segundo o diretor do Sistema Penitenciário Federal, Wilson Damásio, a decisão decorre principalmente da necessidade de aliviar o déficit de 105 mil vagas do sistema carcerário -25% da população carcerária do país. O caso mais grave é o de SP -déficit de 47.490 vagas. A prioridade será acolher os 14.290 presos condenados pela Justiça Federal.
"Ainda em 2008, vamos estar com o sistema em pleno funcionamento, tirando do sistema penitenciário dos Estados 1.040 líderes do crime organizado no país", diz Damásio.


Texto Anterior: PSTU e PSOL dominam a assembléia dos metroviários
Próximo Texto: Família de vítima no Complexo do Alemão irá processar o Estado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.