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URBANISMO
Peça publicitária, que pode entrar para o "Guiness", não foi aprovada
Marginal Pinheiros ganha outdoor irregular de 665 m
SÉRGIO DURAN
DA REPORTAGEM LOCAL
A cidade de São Paulo ganhou
nesta semana provavelmente o
maior outdoor irregular do mundo. A peça fica na esquina da marginal Pinheiros com a avenida
Juscelino Kubitscheck, na zona
oeste, e tem 665 m de extensão.
Criado pela Age Comunicações,
o outdoor serve como um tapume
ao prédio inacabado da Eletropaulo e exibe 67 produtos da
Sony. Para a agência, a peça pode
se candidatar ao "Guiness", o livro dos recordes -não pela irregularidade, mas pelo tamanho.
Segundo o Cadan (Cadastro de
Anúncios), órgão que funciona na
Secretaria Municipal da Habitação, o outdoor é irregular porque
ainda não foi aprovado.
Renata Velho, da Age, contesta
a informação. Segundo ela, apesar
da enormidade, a peça respeita a
legislação. Na entrevista, Renata
forneceu o número do protocolo
que a autorizaria (nš 2002-0.228.153-8).
Porém, segundo a prefeitura, o
número não representa que a peça esteja autorizada, apenas que a
autorização foi solicitada. No caso, o pedido foi protocolado na
última sexta-feira. Na segunda, o
outdoor começou a ser instalado.
Ontem, o pedido, de acordo
com o Cadan, não havia nem de
chegado às mãos dos técnicos que
o analisariam. Caso seja aprovado, aí, sim, o número do protocolo serviria como um alvará.
"Seguimos todos os procedimentos exigidos na legislação,
mas a parte de instalação e pedido
de autorização foi terceirizada",
disse Renata Valho, da Age.
Do jeito que está, o outdoor gigante está sujeito a multa, conforme prevê a lei 12.115/96. Na primeira autuação, o valor a ser pago
pelo infrator é de 500 UFM (Unidade Fiscal do Município). Ontem, a multa estava em R$ 2.893.
Um mês depois, caso o anúncio
permaneça, o valor dobra e é reaplicado a cada 15 dias.
"Colorido"
A idéia dos criadores era fazer
um catálogo gigantesco com todos os produtos da Sony. "Queríamos trazer um colorido, uma
certa alegria àquele lugar, que é
muito cinza", diz Tomás Lorente,
sócio-diretor da Age e um dos responsáveis pelo outdoor.
No que cabe à Age, afirma Renata Valho, o outdoor gigante não
deixou de cumprir uma linha do
que determina a lei municipal.
"A altura, medida do chão até o
limite do outdoor, é um exemplo.
Bem que gostaríamos que o espaço fosse maior", diz Renata.
O combate à propaganda irregular foi um dos destaques do primeiro ano da gestão da prefeita Marta Suplicy (PT). Próximo ao outdoor da Sony, na avenida Faria Lima, a prefeitura multou 67 empresas responsáveis por 120 anúncios clandestinos, no ano passado. A blitz de um dia resultou na arrecadação de R$ 63.846.
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