São Paulo, sexta-feira, 04 de outubro de 2002

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URBANISMO

Peça publicitária, que pode entrar para o "Guiness", não foi aprovada

Marginal Pinheiros ganha outdoor irregular de 665 m

SÉRGIO DURAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de São Paulo ganhou nesta semana provavelmente o maior outdoor irregular do mundo. A peça fica na esquina da marginal Pinheiros com a avenida Juscelino Kubitscheck, na zona oeste, e tem 665 m de extensão.
Criado pela Age Comunicações, o outdoor serve como um tapume ao prédio inacabado da Eletropaulo e exibe 67 produtos da Sony. Para a agência, a peça pode se candidatar ao "Guiness", o livro dos recordes -não pela irregularidade, mas pelo tamanho.
Segundo o Cadan (Cadastro de Anúncios), órgão que funciona na Secretaria Municipal da Habitação, o outdoor é irregular porque ainda não foi aprovado.
Renata Velho, da Age, contesta a informação. Segundo ela, apesar da enormidade, a peça respeita a legislação. Na entrevista, Renata forneceu o número do protocolo que a autorizaria (nš 2002-0.228.153-8).
Porém, segundo a prefeitura, o número não representa que a peça esteja autorizada, apenas que a autorização foi solicitada. No caso, o pedido foi protocolado na última sexta-feira. Na segunda, o outdoor começou a ser instalado.
Ontem, o pedido, de acordo com o Cadan, não havia nem de chegado às mãos dos técnicos que o analisariam. Caso seja aprovado, aí, sim, o número do protocolo serviria como um alvará.
"Seguimos todos os procedimentos exigidos na legislação, mas a parte de instalação e pedido de autorização foi terceirizada", disse Renata Valho, da Age.
Do jeito que está, o outdoor gigante está sujeito a multa, conforme prevê a lei 12.115/96. Na primeira autuação, o valor a ser pago pelo infrator é de 500 UFM (Unidade Fiscal do Município). Ontem, a multa estava em R$ 2.893. Um mês depois, caso o anúncio permaneça, o valor dobra e é reaplicado a cada 15 dias.

"Colorido"
A idéia dos criadores era fazer um catálogo gigantesco com todos os produtos da Sony. "Queríamos trazer um colorido, uma certa alegria àquele lugar, que é muito cinza", diz Tomás Lorente, sócio-diretor da Age e um dos responsáveis pelo outdoor.
No que cabe à Age, afirma Renata Valho, o outdoor gigante não deixou de cumprir uma linha do que determina a lei municipal.
"A altura, medida do chão até o limite do outdoor, é um exemplo. Bem que gostaríamos que o espaço fosse maior", diz Renata.
O combate à propaganda irregular foi um dos destaques do primeiro ano da gestão da prefeita Marta Suplicy (PT). Próximo ao outdoor da Sony, na avenida Faria Lima, a prefeitura multou 67 empresas responsáveis por 120 anúncios clandestinos, no ano passado. A blitz de um dia resultou na arrecadação de R$ 63.846.


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