UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Porto Alegre tem recorde de calor em fevereiro

FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA
EM PORTO ALEGRE
DA REDAÇÃO


O Rio Grande do Sul tem registrado temperaturas recordes para fevereiro. Ontem, completando quatro dias de intenso calor, os termômetros registraram 38,7C na Grande Porto Alegre.
A onda de calor atinge também os demais Estados do Sul e a região Sudeste. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, tem máxima prevista de 40C hoje.
A sensação térmica ontem atingiu os 48C em Santa Maria (região central do Estado) e 46C em Porto Alegre. "É um recorde na região metropolitana", afirma o coordenador da Rede de Estações de Climatologia Urbana, Eugênio Hackbart.
Neste mês, no município de Campo Bom (região metropolitana), a temperatura chegou a 39,6C no dia 1º. A marca histórica de fevereiro era de 39,2C em 2000, na mesma cidade. O recorde histórico no Estado é de 41,5C, registrado em novembro de 1990.
Em Porto Alegre, o consumo de água cresceu 30%, mas não haverá escassez, diz o Departamento Municipal de Água e Esgoto.
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), o calor deve prosseguir pelo menos até o próximo domingo no Sul e no Sudeste. Uma massa de ar quente, que está parada sobre essas regiões, faz com que as frentes frias não avancem pelo país -elas são desviadas, na altura do Rio Grande do Sul, para o oceano Atlântico, segundo Viviane Algarve, meteorologista do Cptec. (MARCELO FLACH E ROBERTO PELLIM)


Texto Anterior: Educação: Meta do MEC é alfabetizar 2 mi em 2003
Próximo Texto: Saúde: Baixada Santista tem 97,6% menos casos de dengue
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.