São Paulo, domingo, 05 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAUDÁVEL

CÂNCER

Veneno da cascavel pode combater dor
Uma substância denominada Enpak (endogenous pain killer), extraída do veneno da cascavel, pode se tornar uma opção ao uso da morfina no tratamento de dores decorrentes do câncer. Segundo pesquisadores do Laboratório de Fisiopatologia do Instituto Butantan, a principal vantagem em relação à morfina é que ela apresenta um efeito de maior duração e não causa dependência ou tolerância. Ainda não se sabe, no entanto, se a substância causará algum efeito colateral.

Sem estarmos expostos ao sol, já recebemos a quantidade de radiação necessária por dia, portanto, deve-se evitar esse contato direto com o sol entre 10h e 16h
LEANDRO OURIVES, dermatologista

Pesquisa diz que comer à noite não faz engordar
Estudo realizado nos Estados Unidos coloca em xeque a teoria de que comer à noite é prejudicial para quem quer perder peso. Os cientistas analisaram o comportamento de 16 fêmeas do macaco rhesus, considerado ideal para entender o metabolismo dos humanos e constataram que os macacos que ingerem mais calorias à noite não ganharam mais peso do que aqueles com preferência por uma refeição mais calórica durante o dia.

Teste de proteína pode prever parto prematuro
Um teste de proteína pode revelar aos médicos se uma mulher terá parto prematuro, de acordo com um estudo da Universidade de Yale. Os pesquisadores chegaram a esta conclusão depois de retirar amostras do líquido amniótico de 131 grávidas para verificar o desenvolvimento dos bebês. Se uma infecção estiver presente, o teste de proteína tem resultados diferentes daqueles mostrados com um líquido amniótico saudável.

SEXUALIDADE

Livro esclarece dúvidas sobre contracepção
A editora Nome da Rosa lançou, no final do ano, o livro "Anticoncepcionais: uma Liberdade de Escolha", no qual profissionais esclarecem dúvidas sobre sexualidade e contracepção. O livro pretende ser um auxiliar efetivo no contato com o médico, ajudando a esclarecer dúvidas.

Unicamp seleciona mulher na menopausa para estudo
A Faculdade de Educação Física da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está selecionando mulheres que estão na menopausa e que sejam sedentárias para participar de um estudo que vai comparar mulheres menopausadas praticantes ou não de atividade física. As voluntárias serão submetidas à prática de atividade física monitorada, três vezes por semana. A participação é gratuita.

Instituto faz campanha para doenças na visão
O Instituto Cema realizará entre os dias 6 e 11, das 8h às 17h, a campanha "Quem enxerga bem vive melhor" na estação de metrô Tatuapé. Uma equipe de oftalmologistas vai examinar gratuitamente a visão da população para diagnosticar catarata, hipermetropia, miopia, astigmatismo e presbiopia. Caso o paciente apresente outras doenças, ele será encaminhado ao Cema. Informações 0/xx/11/ 6192-6512.

Universidade desenvolve sapato para diabético
O departamento de fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais desenvolveu um modelo de sapato especial para pessoas com diabetes. O modelo se diferencia do padrão dos sapatos comerciais especialmente em sua largura, já que as lesões causadas pelo diabetes provocam deformidades nos pés dos pacientes. O sapato foi desenvolvido pela professora Lígia Vieira Loiola e foi testado no Rio Grande do Sul. O modelo ainda não está sendo fabricado em larga escala.

MITO ou VERDADE

Usar meias elásticas ajuda a prevenir varizes?

VERDADE. Usar meias elásticas previnem as varizes porque elas melhoram consideravelmente o retorno do sangue venoso que está estagnado nas veias que estão com seu sistema de válvulas comprometido.

Edileia Bagatin, dermatologista da Unifesp


Texto Anterior: Plantão médico: Centenário de hospital é celebrado
Próximo Texto: Abandono: Parado, Trem de Prata sofre ação do tempo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.