São Paulo, sexta-feira, 05 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos debatem tema

DA REDAÇÃO

Nos EUA, o casamento entre pessoas do mesmo sexo se tornou tema de campanha presidencial. De um lado, o presidente George W. Bush (Partido Republicano) defende a criação de uma emenda constitucional que definiria o matrimônio como instituição heterossexual. De outro, o candidato virtual do Partido Democrata John Kerry segue discurso moderado: não usa o termo casamento, mas defende a parceria civil.
A polêmica ganhou força com a decisão do prefeito de San Francisco, o democrata Gavin Newsom, de liberar casamentos entre homossexuais na cidade -as primeiras cerimônias ocorreram no dia 12 de fevereiro deste ano.
No Estado de Massachusetts, a Suprema Corte decidiu, em novembro de 2003, que não havia nenhum dispositivo na Constituição americana que impedisse o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A partir de 17 de maio deste ano, o Estado passará a emitir certidões para casais gays.
Pesquisa recente do Instituto Gallup mostra que 6 em cada 10 norte-americanos desaprovam a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.


Texto Anterior: Bahia lançou idéia de cadastro
Próximo Texto: Barbara Gancia: A Barbie não abana o rabo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.