São Paulo, quinta, 5 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HABITAÇÃO
Invasores recusaram proposta
USP deve fazer hoje reintegração de área

MARCELO OLIVEIRA
da Reportagem Local

Os invasores do terreno da USP na avenida São Remo não aceitaram nova proposta da universidade para deixar o local e está prevista para hoje às 9h a reintegração de posse da área.
Segundo o prefeito do campus, professor Gil da Costa Marques, a USP tentaria reintegrar a área ontem, caso as 136 famílias invasoras recusassem os termos do "acordo" discutido em reunião com líderes dos sem-teto na universidade.
Entretanto, o tenente-coronel José Francisco Giannoni, do 16º Batalhão, que participou da reunião da USP, disse que a PM só voltaria ao local hoje às 9h.
"O nosso prazo é 9h de amanhã (hoje). Não vamos tomar nenhuma atitude precipitada. A PM vai apoiar a ação da Justiça. Se os invasores resistirem e baterem no oficial, por exemplo, acionaremos o Choque, que tem pessoal especializado", disse o coronel.
A USP propôs aos sem-teto que fosse dada continuidade ao cadastramento das famílias na CDHU, abrigar "cinco ou seis" famílias que não teriam para onde ir em algum ponto do campus, um depósito (também dentro da universidade) para guardar o material usado para construir os barracos e que os invasores começassem a deixar a área até as 9h de hoje.
O proposta foi recusada em uma reunião entre os moradores ontem à tarde. "É todo mundo ou ninguém", diziam os invasores.
Segundo Sônia Maria Gonçalves de Jesus, 38, uma líder dos invasores, sem-teto que iriam trabalhar hoje seriam convocados à noite para resistir.
A USP afirmou que quer desapropriar também outras casas na quadra onde ocorreu a invasão para a construção da extensão do Hospital Universitário.
Maria de Lourdes Fatorelli, 54, que mora desde 1960 num sobrado na rua Sebastião Eugênio de Camargo que a USP pretende desapropriar, diz que o dinheiro oferecido como indenização é pouco. "Não dava para comprar dois metros de corda para se enforcar."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.