UOL


São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação anterior dá prioridade

DA AGÊNCIA DA FOLHA

Os Estados de Mato Grosso do Sul e do Acre, administrados pelo PT, e os municípios de Natal (PSB) e Recife (PT) saíram na frente na parceria com o Ministério da Educação na alfabetização de adultos, pois já tinham programas em funcionamento.
Para participar do programa federal, Estados, municípios e ONGs (organizações não-governamentais) terão de apresentar ao ministério projetos próprios, além de participar com uma contrapartida de, no mínimo, 1% do valor total do projeto.
Nenhum dos governos recebeu recursos federais ainda, mas a primeira parcela, de 50% do total de repasse, será feita até o final do mês, segundo as respectivas secretarias da Educação.
Em Natal, a secretaria mantém, desde agosto de 2001, um convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Já foram atendidas cerca de 6.000 pessoas e a meta para este ano é atender 10 mil pessoas. Em Recife, a secretaria tem um programa de alfabetização de adultos há quatro anos, já atendeu 14 mil pessoas, mas a expectativa é de aumentar a oferta em 10 mil vagas.
No Acre, o governo informou que pretende erradicar o analfabetismo no Estado até 2006. Em Mato Grosso do Sul, um programa chamado Mova implantado em março de 2001 atendeu 10 mil pessoas. Giovani da Silva, coordenador do programa federal no Estado, espera quadruplicar esse número com os recursos federais.

Bahia
A secretária da Educação da Bahia, Anaci Bispo Paim, negou ontem a afirmação do secretário de Alfabetização, João Luiz Homem de Carvalho, que a Bahia seria o único Estado que não manifestou interesse pelo programa de alfabetização do governo federal, apesar de ter 3,2 milhões de analfabetos. Segundo Paim, o ministro da Educação, Cristovam Buarque, assinou no dia 9 um protocolo com a Secretaria da Educação baiana para que a Bahia alfabetize 2 milhões de pessoas nos próximos quatro anos.


Texto Anterior: São Paulo tem 383 mil analfabetos
Próximo Texto: Ministério criou secretaria específica
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.